Indicações - Guia

Olá pessoal, retomando as dicas para quem esta iniciando no WRC Rally Evolded, segue agora um guia sobre as indicações do co-piloto ou navegador.
Apesar do jogo conter áudio em português, porem é o português de nossos patrícios lusitanos de Portugal “ora pois”, alguns dos termos ditos pelo co-piloto podem parecer estranhos aos nosso ouvidos, algo como “ravina” ou “de branda” são exemplos claros de que apesar de serem línguas irmãs, o Português – BR e Português – PT possuem suas diferenças.

Indicações

Quando ouvir direita 2, esquerda 4 e assim por diante, significa a direção da curva e a dificuldade da curva, onde 1 é a mais difícil e 6 é a mais fácil. Porem, prefiro associar à marcha que você deve fazer a aproximação da curva.
Aproximação é o ponto de inicio de uma curva.
Direita ou Esquerda 1: Curvas que devem ser realizadas em baixíssima velocidade, exigem muita atenção e perícia do piloto.


Direita ou Esquerda 2: Curvas em baixa velocidade, também exigem bastante atenção por parte do piloto.

Direita ou Esquerda 3: Curvas realizadas em velocidade média, são curvas que merecem atenção pois, dependendo do terreno essas curvas, que são relativamente fáceis, podem tornar-se traiçoeiras.

Direita ou Esquerda 4: Curvas de velocidade media alta, exigem menos do piloto, somente acertar a aproximação é o suficiente para realizarem essas curvas.

Direita ou Esquerda 5: Curvas realizadas em alta velocidade, curvas de fácil aproximação, porem deve-se tomar cuidado no traçado.

Direita ou Esquerda 6: Curvas realizadas em altíssima velocidade, fácil aproximação, cuidado com o traçado.

Quando ouvir números inteiros como, 300, 150, 80, e assim por diante, isso indica o comprimento em metros da curva, ou trecho por onde irá passar.

Longa: Curva muito extensa.
Curta: Curva muito pequena.

Aberta: Curva que deve ser realizada mantendo o veículo no máximo no meio da pista, o ideal seria permanecer mais ao lado de fora da curva.


Abre e aperta: Indica uma curva dupla, na primeira curva deve-se entrar o mais aberto possível para que na segunda consiga se entrar fechado na parte interna da curva.

Abra: Indica que deve-se abrir mais em uma curva.

Difícil: Curva com uma acentuação na saída da curva, uma curva dupla semelhante a curva “Abre e Aperta”, só que mais curta e sem a indicação de como entrar na curva como na indicação anterior. Essa curva exige muita habilidade e atenção, pois na maioria das vezes trata-se de uma curva de média velocidade e a acentuação da curva no final deve ser realizada em baixa velocidade.

Gancho: Curvas muito fechadas, geralmente a aproximação de ser realizada em 1ª ou 2ª marcha, porem esta informação o co-piloto não indica. Essas curvas serão melhor realizadas com o auxilio do ferio de mão, curvas difíceis, exigem muita habilidade do piloto.

Curvas ou Chicane: Indica uma seqüência de curvas curtas que formam um “S”.



Corta: Indica que a curva contem uma área de escape na parte interna da curva, esta manobra auxilia para que curvas lentas (Ex. Direita2) possam ser realizadas com maior rapidez, mas cuidado! Essas áreas na maioria das vezes são muito pequenas.
Não corta: O nome já diz, curvas onde não é indicado fazer a manobra Corta, curvas com essa indicação a aproximação com a parte interna da curva de ser realizada com cautela.


De fora: Indica algum obstáculo na parte externa da curva, como cerca, muro, barranco, etc. Ex. Muro de fora.

Mantenha se a esquerda, mantenha se ao meio ou mantenha se a direita: Indica em qual lado da pista você deve manter o veículo para passar em determinados trechos.
Escorregadio: Trecho do percurso onde o veículo pode perder aderência e deslizar, podendo acarretar na perda do controle.
Trava: Utilizar os freios.
Trava, trava, trava...: Passou da hora de utilizar os freios.
De branda: Aliviar a aceleração, baixar por alguns instantes o ritmo.
Travão de mão: indica que a curva deve ser realizada com o auxilio do freio de mão.

Cuidado: Indica um trecho traiçoeiro, onde pode se perde o controle do veículo e as conseqüências podem ser irreparáveis. Se você ouvir: “Cuidado! Salto”, convém reduzir a velocidade antes do salto, pois se saltar muito forte você pode ter uma surpresa no final do salto.

Salto: O nome já diz, indica um local onde é possível saltar com o veículo.
Salto Grande: Salto muito alto, pode-se alcançar grandes distancias com esses saltos.

Lomba: Indica uma pequena elevação, morro ou monte que geralmente não proporciona o salto.

Alto: Pequena elevação que pode proporcionar um pequeno salto.

Depressão: Indica um rebaixamento brusco na pista.

Desnível: Indica um rebaixamento em um dos lados da pista.
Ravina: Indica um barranco. Ex. Ravina de fora = barranco por fora.
Esses são as indicações básicas aprendendo a ouvi-las fica fácil completar as etapas.
Espero que este guia ajude, até a próxima.
M. Roger

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